O olho humano consegue ver cores entre os 750 nm e os 380 nm. A abelha já só consegue ver azul, verde, violeta e ultravioleta, que se encontram entre os 600 nm e 300 nm.
Pensamos, coitada da abelha, ela é "cegeta", o que não é o caso. A abelha voa a uma velocidade média de 24 km, o, que para um insecto, é muito rápido. Com os seus 5 olhos tem a capacidade de ver 300 fps ("frames per second") e se, por exemplo, olhar para um monitor de computador, que funciona a uma média de 30 fps, ela vê tudo muuuito leeento.
Então, com a velocidade com que ela voa, mais velocidade de visão, teve de arranjar maneira de ver apenas o que lhe é importante, ou seja, flores, pólen e néctar.
No caso das abelhas, as cores só lhes baralham, como é possível ver nas imagens abaixo
Há três tipos de luz ultravioleta:
• UV-A com a frequências entre os 400 nm e 320 nm e chama-se onda longa ou "luz negra" . U Um exemplo desta luz roxa, é aquela que se vê nos bares e discotecas, onde só se vêem os dentes do parceiro, e que emitem entre os 420 nm e 380 nm).
• UV-B com a frequências entre os 320 nm e 280 nm, que se chama onda média e é responsável pelo "bronze" que apanhamos no Verão.
• UV-C com a frequências entre os 280 nm e 100 nm e chama-se onda curta.
Seguem alguns links de interesse:
No comments:
Post a Comment