Thursday, January 21, 2010

Easy Rider


Esta foto é de outro blogue meu sobre um dos meus "Hobby’s", a fotografia. Esta foto capta um daqueles momentos únicos que raramente se repetem ao longo da vida. Já era fim de tarde e estávamos a voltar para casa, depois de um belo passeio a Beja, quando me deparei num aparente arco-íris no céu. Como não tinha sido um dia de chuva, a hipótese de ser um arco-íris era muito pequena; só tinha bebido duas cervejas, logo também não era de mim; os óculos de sol tinham alguns mosquitos, mas nada de sério; também não estava louco, pois essa mancha de cor estava lá no céu!
Não podia perder esta oportunidade, com a mota ainda em andamento comecei logo a tirar algumas fotos para mais tarde poder confirmar esta situação com mais pormenor.
Mais tarde, com as fotos no computador e depois de algumas pesquisas, deu para confirmar que isto era realmente um fenómeno que a Mãe Natureza, às vezes, nos amostra para ver se estamos com atenção.


Este fenómeno chama-se "Parhelia" ou "Sundogs" e é formado quando há uma refração da luz solar através de cristais de gelo na atmosfera. Os "Parhelia" só são possíveis se houver a formação de cristais de gelo e se o sol estiver abaixo dos 32,2º , os "Parhelia" chegam à sua intensidade máxima quando o sol está 22º acima do horizonte. As cores do "Parhelia" são muito mais brilhantes e puras do que as do arco-íris porque ao contrário do arco-íris , as suas cores não se sobrepõem.

Seguem alguns links de interesse:

http://en.wikipedia.org/wiki/Sun_dog
http://paraselene.de/cgi/bin?_SID=xxx&_bereich=artikel&_aktion=detail&idartikel=114044&_sprache=paraselene_englisch

No comments:

Post a Comment